Meu Pitaco

Monday, May 07, 2007

Destruição

Eu gosto de destruir as coisas. Tenho como sonho desde pequeno quebrar uma televisão com um taco de baseball.

Acredito que todo ser humano sente uma vontade instintiva de construir e destruir, como num ritual interno onde isso faria parte do seu próprio ser. A criação de novos pensamentos e células morrendo a cada segundo.
Os hindus até criaram um deus destruidor, a Deusa Shiva, que faz parte da "Trimurti", algo como uma santíssima trindade Hindú. O interessante é que eles ligam Shiva à idéia de destruição e purificação. Seria a destruição para a construção de algo novo. Ela possuiria um tambor chamado "Damaru" que Shiva marcaria o ritmo do universo e o compasso de sua dança. Às vezes, ela deixa de tocar por um instante, para ajustar o som do tambor ou para achar um ritmo melhor e, então, todo o universo se desfaz e só reaparece quando a música recomeça.
Apesar de não crer no hinduísmo, acho interessantíssima essa idéia da deusa Shiva.

Em alguns momentos específicos, quando toco bateria, tenho vontade de quebrá-la. Não quebro porque ainda guardo um pingo de bom senso de saber que é um instrumento caro, mas a minha vontade é de quebrá-la. Não sei porque. Na minha mente a coisa funciona meio como catarse. Não é pose em cima do palco. Eu simplesmente sinto vontade de quebrar algo.

Outro dia o público do show do Racionais Mc´s entrou em combate com a polícia em São Paulo. E eu não consigo deixar de achar que não é simplesmente um protesto ou inconsequência juvenil, mas uma vontade de destruir. Sem razão, apenas destruir. E acho que a sociedade precisa disso. Acredito que ela gosta. A música do Racionais deixa com raiva, com vontade de quebrar. E não digo isso como algo ruim, mas como algo válido. Isso é o que a arte provoca nas pessoas. O Racionais até que não deve estar feliz com o vandalismo em São Paulo, mas deveriam. A arte é feita pra isso.

2 Comments:

Post a Comment

<< Home